Tratamento para autismo: veja 5 formas de abordagem da salz Clínica!
Você sabia que pelo 1 a cada 59 crianças nascidas possuem o espectro autista? Esse transtorno neurológico que prejudica a interação e comunicação não tem cura. Porém, com avanço de pesquisas e estudos científicos, foram desenvolvidas várias abordagens de tratamento para autismo, visando melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Confira alguns métodos utilizados pela salz Clínica. Prossiga a leitura!
O que é o transtorno de autismo?
Primeiramente, o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio que afeta o sistema nervoso e dificulta a capacidade de comunicação verbal ou não-verbal. Alguns sintomas de autismo podem ser observados pelos pais ainda nos primeiros anos de vida. Vale ressaltar que os autistas apresentam habilidades e desenvolvimento físico normal. Por outro lado, dificuldades de manter laços sociais. Sendo assim, é muito importante o diagnóstico precoce. O início do tratamento, geralmente, são terapias multidisciplinares que se complementam entre si.
Tratamento para autismo: conheça 5 abordagens feita pela salz Clínica
1- Terapia ABA
O método ABA é abreviação de Análise do Comportamento Aplicada. Ou seja, esse tratamento para autismo é uma ciência que funciona por meio de técnicas naturalistas de psicoterapia, como se fossem brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da criança. Essas reuniões com psicólogos podem ser individuais ou grupos. Nesse sentindo, a terapia ABA promove as seguintes melhorias:
- interação social;
- aprendizagem;
- evita a repetição de movimentos;
- autonomia da criança;
- melhoria no contato visual.
2- Fonoaudiologia
Como já citamos, pessoas com espectro autista possuem dificuldades de comunicação. Sendo assim, a fonoaudiologia é uma alternativa de tratamento para autismo que utiliza recursos linguísticos e fonéticos para melhorar a fala e interpretação da criança.
3- Psicomotricidade
A psicomotricidade é uma área da saúde aplicada que melhora o desenvolvimento infantil. São estudados aspectos emocionais, cognitivos e motores da criança em conjunto, para auxiliar no equilíbrio entre mente e corpo em todas as etapas da vida.
4- Terapia Ocupacional
TO ou Terapia Ocupacional é um tratamento para autismo que visa a independência em tarafes na vida diária ou escolar em pessoas com problemas cognitivos. Nesse sentido, o profissional busca atuar de modo integrado, estimulando todos os sentidos para melhorar suas habilidades, promovendo saúde e bem-estar.
5- Psicopedagogia
O acompanhamento é voltado para a educação. Na maioria dos casos, as crianças necessitam de uma educação especializada. Nesse sentido, é preciso contar com um trabalho conjunto entre professores e pedagogos para auxiliarem na aprendizagem de pessoas que sofrem com deficiência intelectual.
salz Clínica: referência no tratamento para autismo
Procura tratamento para autismo? Entre em contato com nossa clínica. Somos especialistas em tratamento para autismo, psicologia escolar e atendimento psicológico. Possuímos unidades situadas em Mogi das Cruzes, Susano e Arujá. Também oferecemos serviços home care e online.
Gostou deste artigo? Aproveita a visita e leia outros temas semelhantes no blog da salz Clínica!