fonoaudiologia infantil
Publicado em 10 de março de 2021

Fonoaudiologia infantil: saiba a hora de iniciar o tratamento!

Segundo o Conselho Regional de Fonoaudiologia, o profissional atuante na área é responsável pela melhora da articulação da fala, da voz, da fluência em leitura e escrita. Além disso, também é encarregado pelos cuidados da audição, deglutição e sistemas orofaciais. Assim, o método de fonoaudiologia infantil é indicado para crianças que têm um atraso na fala, geralmente causado pelo autismo ou Síndrome de Down. Prossiga a leitura! Descubra os benefícios e as razões para iniciar o tratamento neste artigo!

5 razões para iniciar o tratamento de fonoaudiologia infantil

1- Atraso na fala

Em primeiro lugar, o tratamento de fonoaudiologia infantil é procurado em casos de crianças que têm um atraso considerável na fala. Pessoas com síndromes de Down e portadores da síndrome TEA (autismo) também utilizam o mecanismo desse recurso para reduzir erros de pronúncia de sons na fala.

2- Melhora na linguagem e na escrita

A fonoaudiologia infantil não atua apenas na fala. A ciência da fonoaudiologia, como um todo, tem o propósito de tornar mais fácil e compreensível a linguagem, a escuta e a escrita. Deste modo, os fonoaudiólogos são capazes de amenizar casos de dislexia e ajudam na compreensão de contatos visuais ou expressões faciais.

3- Auxilia nas habilidades sociais

Quando uma criança tem problemas para se comunicar, ela tende a ser mais reclusa. Devido a essa problemática, a fonoaudiologia infantil, atrelada à terapia ABA, atua no sentido da aprendizagem juntamente com avaliação comportamental. A proposta é melhorar a comunicação. Sendo assim, o portador do espectro autista (TEA) tem a chance de se tornar mais independente.

4- Correção nos problemas de deglutição

Desde o nascimento, a fonoaudiologia infantil pode atuar ensinando o bebê a sugar o leite corretamente, evitando o aparecimento de fissuras nas mamas da mãe.

Ademais, o profissional da fonoaudiologia também é habilitado para identificar problemas de deglutição (para engolir), dificuldade na mastigação e repulsão aos alimentos sólidos. A partir disso, quando feito o diagnóstico, pode dar início ao tratamento específico para cada caso.

5- Solução de gagueira, rouquidão e respiração bucal

A fonoaudiologia infantil também trata distúrbios na fala a exemplo da gagueira. A fonoterapia também pode solucionar problemas como rouquidão na voz.

É válido lembrar que costumamos dizer que o fonoaudiólogo é um profissional multidisciplinar, pois, além de tudo isso, ainda é capaz de avaliar e reparar disfunções de respiração bucal.

Encontre seu fonoaudiólogo na Clínica Salz!

Melhore a qualidade de vida do seu filho com a fonoaudiologia infantil. A Clínica Salz conta com profissionais especializados Somos referência em diversos tratamentos. Estamos há mais de 17 anos promovendo atendimento humanizado, cuidando com carinho e dedicação das pessoas na grande SP. Entre em contato conosco e nos faça uma visita!

Gostou deste artigo? Continue lendo em nosso blog: