método ABA
Publicado em 05 de fevereiro de 2021

Método ABA: terapia proposta para tratamento do autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma série de características peculiares que podem ser modificadas de pessoa para pessoa. Neste sentido, as intervenções de tratamento também precisam ser diversificadas a fim de atender cada paciente com o grau de precisão que ele precisa. O método ABA está entre as principais técnicas. Tem curiosidade de saber mais sobre ele? Prossiga a leitura!

Como o método ABA pode ajudar pessoas diagnosticadas com autismo?

O método ABA é estudado desde 1960. Neste sentido, tem garantido resultados significativos para a vida de pessoas diagnosticadas com autismo desde então. Separamos os pontos mais relevantes abaixo para que você possa compreendê-lo a fundo. Veja.

Abreviação

“ABA” é a abreviação para Applied Behavior Analysis que é Análise do Comportamento Aplicada, em português. Desta maneira, o método se baseia em uma aprendizagem que visa reforçar os bons comportamentos. Sendo assim, considera diversos princípios comportamentais.

Perguntas do método ABA

O método ABA pode ser aplicado em pessoas diagnosticadas com autismo na infância, adolescência ou fase adulta. O terapeuta, portanto, antes de iniciá-lo, precisa responder às seguintes perguntas para formular um tratamento de acordo com a demanda:

  • como este comportamento funciona?
  • de qual maneira esse comportamento é influenciado pelas pessoas ou pelo meio onde se vive?
  • como ocorre a aprendizagem deste comportamento?

Uma vez que sejam estabelecidas respostas para as questões anteriores, o terapeuta consegue formular as principais instruções para iniciar o desenvolvimento. Vale lembrar que a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos considera a terapia ABA como o tratamento de maior eficiência científica no sentido comportamental.

Intervenções

No método ABA, as intervenções são delimitadas de acordo com cada necessidade. Contudo, diferente das terapias convencionais, não está proposto apenas para determinados comportamentos, mas sim para tudo o que é capaz de influenciá-los.

Por isso, as intervenções desenvolvidas são:

  • adaptação às necessidades de cada indivíduo, seja para ampliar ou reduzir determinada capacidade;
  • tem possibilidade de ser feito em forma individual ou em grupo;
  • ensina habilidades úteis para o cotidiano.

Benefícios

Os benefícios do método ABA são relacionados à autonomia e autodesenvolvimento, pois os pacientes, durante o desenvolvimento da terapia, conseguem ter melhorias consideráveis no que diz respeito à comunicação. Desse modo, contribui de modo significante para processos mais independentes no dia a dia.

No entanto, para que os benefícios sejam vistos com mais rapidez, é importante que a técnica continue sendo trabalhada para além do ambiente do consultório.

Dica sobre o método ABA!

É engano pensar que o método ABA só pode ser aplicado em pacientes com TEA, ele também é eficiente para pessoas com deficiência, como Síndrome de Down.

Escolha uma clínica de referência no método ABA!

Gostou de conhecer mais informações sobre o método ABA? A salz Clínica é uma clínica de psicologia com unidades em Suzano, Aruja e Mogi das Cruzes, que conta com profissionais amplamente qualificados para o desenvolvimento da terapia ABA. Entre em contato conosco para saber mais sobre os serviços que desenvolvemos! Trabalhamos com muito respeito e dedicação.

O conteúdo lhe foi útil? Veja o que já produzimos em nosso blog!

Links úteis: psicólogo em mogi das cruzes; terapia aba autismo