o que é psicomotricidade
Publicado em 05 de fevereiro de 2021

O que é psicomotricidade? Uma aliada no desenvolvimento infantil!

A psicomotricidade é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Este conceito permite que os pequenos possam ser completamente estimulados e influencia diretamente nos seus movimentos. Se você não sabe sobre o que estamos falando, não se assuste! Muitos pais ainda não têm conhecimento profundo sobre o assunto e não sabem dos incríveis benefícios que ele traz às crianças. Nós da salz Clínica iremos te ajudar a entender melhor sobre o que é psicomotricidade e sua importância. Leia este artigo!

O que é psicomotricidade?

A psicomotricidade nasceu da neurologia, ou seja, da área da saúde, e não da área da educação como muitos pensam. Trata-se de uma ciência que engloba e conecta três aspectos da vida humana:

  • emocionais: sentimentos e emoções;
  • cognitivos: processamento das informações (atenção, concentração, memória);
  • motores: movimento humano.

O estudo da psicomotricidade é importante para bebês e crianças de todas as idades. Os estímulos que envolvem essa ciência ajudam os pequenos a usarem melhor as suas capacidades psíquicas. Ou seja, os pequenos crescerão mais conscientes em relação ao próprio corpo, seus movimentos e o relacionamento com o mundo externo.

Benefícios da psicomotricidade

Agora que você sabe o que é psicomotricidade, vamos entender quais os benefícios que ela traz à educação infantil. Os estímulos ao movimento desenvolvidos com a terapia psicomotora agregam as seguintes vantagens:

  • domínio e adaptação dos movimentos corporais;
  • noções espaciais, de lateralidade, equilíbrio e controle postural;
  • comunicação e integração social com a sociedade;
  • afirmação do autoconceito e autoestima;
  • segurança emocional e coragem para enfrentar os medos;
  • melhoria da memória, atenção, concentração e criatividade.

Estímulos da psicomotricidade na educação infantil

Você já sabe o que é psicomotricidade e seus benefícios ao desenvolvimento infantil. Agora, falaremos sobre as habilidades que você, responsável, pode estimular o seu filho em casa. Para cada fase, há um estímulo diferente. Confira:

De 4 a 6 meses

Para reforçar a consciência corporal dos bebês, coloque seu filho em frente ao espelho e mostre a ele todas as partes do seu corpo.

De 7 a 9 meses

Incentive seu filho a buscar um brinquedo colorido e musical a curta distância. Assim, você ajuda a estimular sua coordenação motora.

Aos 12 meses

Nesta fase, é possível estimular a coordenação motora fina através dos brinquedos com formas para encaixe.

De 17 a 19 meses

Jogos de empilhar blocos estimulam a verticalidade, enquanto o desafio de abrir uma garrafa incentiva a lateralidade e a coordenação motora fina.

De 22 a 24 meses

Brincadeiras que envolvem chutar, arremessar e pegar objetos ajudam no desenvolvimento do equilíbrio, concentração e senso de direção.

Aos 36 meses

Desenhar, pintar, rabiscar e fazer colagens estimulam a criatividade, concentração e coordenação motora fina.

salz Clínica: referência em psicomotricidade

Quer garantir o pleno desenvolvimento do seu filho? Conte com a salz Clínica! Somos referência em diferentes áreas da saúde, incluindo psicomotricidade, psicopedagogia e acompanhante terapêutico (escolar). Estamos há mais de 17 anos oferecendo o que há de melhor nessas e outras áreas. Entre em contato conosco e conheça melhor o nosso atendimento multidisciplinar!

Gostou deste artigo? Continue lendo em nosso blog: