menino que contém paralisia cerebral sorrindo para foto
Publicado em 24 de junho de 2021

Paralisia cerebral: sintomas, causas e tratamentos

Você sabia que a paralisia cerebral afeta duas em cada mil crianças nascidas vivas em todo o mundo? Este número alarmante nos traz a importância de discutir sobre a lesão irreversível que surge ainda na primeira infância. Neste artigo, nós da salz Clínica iremos mostrar o que causa esta síndrome e seus sintomas, bem como os tratamentos mais adequados para sua melhora gradativa. Acompanhe!

O que é paralisia cerebral?

A paralisia cerebral é um transtorno motor não progressivo do cérebro em desenvolvimento. Em outras palavras, é uma lesão neurológica que afeta os movimentos e o tônus dos músculos dos indivíduos. Crianças com esta condição apresentam falta de coordenação motora, alterações nos movimentos e na postura e forte rigidez muscular.

Apesar de não piorar ao longo do tempo, esta condição tem seu início ainda na primeira infância. A paralisia cerebral não tem cura, mas é possível que o paciente apresente melhoras no quadro com o tratamento adequado.

Principais causas

A causa mais comum de paralisia cerebral está associada à falta de oxigenação do cérebro no momento do nascimento. Porém, este não é o único motivo por trás do desenvolvimento desta síndrome. Antes do parto, podemos relacionar esta condição a infecções, como meningite e encefalite, e outras doenças, como toxoplasmose e sífilis.

Além disso, a paralisia cerebral pode ser uma consequência de má formação genética e danos ao cérebro. Esta síndrome pode acontecer em três momentos distintos: na gravidez, durante o trabalho de parto e no período que corresponde aos dois primeiros anos de vida da criança.

Sintomas

A paralisia cerebral pode ser identificada através de diversos sintomas, como:

  • dificuldade para movimentar braços e pernas;
  • problemas de comportamento;
  • deficiência intelectual;
  • convulsões;
  • epilepsia;
  • retardo mental;
  • surdez;
  • atrasos na fala;
  • perda da visão;
  • dificuldade para respirar;
  • atraso no desenvolvimento motor.

Se o seu filho apresentar algum desses sinais, leve-o imediatamente ao pediatra para que os devidos exames sejam realizados. Em geral, o médico solicita uma ressonância magnética, tomografia computadorizada ou eletroencefalograma. O diagnóstico precoce é primordial para começar o tratamento o quanto antes em busca da melhora do quadro. Portanto, fique atento aos sintomas e consulte um especialista!

Qual o melhor tratamento para paralisia cerebral?

O tratamento da paralisia cerebral exige uma equipe multidisciplinar para cuidar de todas as áreas que possam estar comprometidas (motora, cognitiva e mental). Com os métodos adequados, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente para torná-lo mais independente.

As técnicas usadas para cuidar de um indivíduo com paralisia cerebral incluem terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e outras especialidades. Um dos métodos de maior destaque é a terapia ABA, que possui resultados significativos no combate aos transtornos de desenvolvimento infantil.

A salz Clínica é referência no tratamento de paralisia cerebral

Precisa de um atendimento completo para a paralisia cerebral do seu filho? Conte com os profissionais da salz Clínica! Somos referência em atendimento multidisciplinar em São Paulo para diversas áreas da saúde, como Psicopedagogia, Psicomotricidade, Fonoaudiologia, Terapia ABA e muito mais! Confira todas as especialidades que atendemos clicando aqui.

Nossa equipe está pronta para atender às suas demandas com um acolhimento humanizado. Aceitamos convênios e temos várias unidades bem perto de você. Fale conosco e agende uma consulta hoje mesmo!

Gostou deste artigo? Continue lendo sobre temas relacionados a este em nosso blog. Já falamos sobre como identificar autismo em bebês, benefícios da terapia infantil, entre outros assuntos. Confira!

Links úteis: psicólogo em suzano; terapia aba; clínica de psicologia mogi das cruzes