Na imagem vemos uma sessão de terapia infantil. Ela traz muitos benefícios!
Publicado em 02 de março de 2021

Terapia infantil: descubra os principais benefícios!

Você acha que terapia para adultos e crianças é igual? Caso tenha respondido sim, saiba que a resposta foi equivocada. Embora a prática possa ter efeitos semelhantes, as intervenções e a condução do tratamento se diferem. Uma coisa é certa: o processo terapêutico é benéfico para todos! Continue lendo este artigo para conhecer as vantagens que a terapia infantil pode proporcionar para vida do seu filho!

6 vantagens da terapia infantil para seu filho!

A era da informação nos trouxe para mais perto das telas. As pessoas ficam impressionadas quando uma criança, mesmo com pouca idade, já consegue mexer e explicar funções dos smartphones. Contudo, alguns fatores de risco para o desenvolvimento são causados justamente por essa e outras transformações que os novos tempos trouxeram para a infância: ansiedade, falta de atenção, depressão e outros.

Sendo assim, a terapia infantil se tornou uma oportunidade de auxiliar a criança a se sentir melhor. O trabalho desenvolvido pelo terapeuta consegue identificar os conflitos que geram desconforto à criança e tratá-los com atividades lúdicas. Veja as vantagens da terapia infantil para seu filho na sequência!

1- Melhora o rendimento escolar

O processo terapêutico tende a liberar desconfortos que a criança pode sentir. Isso influencia diretamente no rendimento escolar por trazer mais atenção para o momento presente e acionar melhor qualidade de memorização. Reduz o medo e a insegurança.

2- Aumenta a concentração

Os exercícios lúdicos promovidos durante a terapia infantil reduzem a dificuldade de concentração da criança. Com isso, ao longo do tempo, ela pode apresentar maior poder de concentração.

3- Promove maior interação social

Se você nota que seu filho tem dificuldade para interagir, a terapia é uma ótima saída. Por meio da prática terapêutica, ele poderá entender os próprios sentimentos, assim como aprender a demonstrá-los. Esse fator desconstrói a barreira que pode existir nas relações sociais dele.

4- Reduz a irritabilidade

As brincadeiras desenvolvidas pelos especialistas ajudam seu filho a expressar e controlar as emoções dele. Neste sentido, a autoconsciência emocional tende a torná-lo mais tranquilo e obediente.

5- Desenvolve a capacidade criativa

A terapia infantil abre um leque de possibilidades para que a criança possa se expressar de forma criativa. Alguns exemplos são: desenhos e jogos. Esse fator está diretamente relacionado ao amadurecimento psicológico.

6- Ajuda a criança a entender que existem coisas que fogem do nosso controle

Por último, a terapia infantil gera maior capacidade de reflexão. Auxilia na compreensão de um fato: na vida podem ocorrer coisas que não estão dentro do nosso controle. Isso, portanto, traz o fortalecimento da autoestima e promove os recursos emocionais necessários para lidar com situações difíceis.

salz Clínica: referência em terapia infantil em SP

Gostou do artigo sobre terapia infantil e ficou interessado em assegurar esse atendimento para seu filho? A salz Clínica conta com especialistas na área. Contamos com psicólogos em Mogi das Cruzes, em Arujá e em Suzano. Entre em contato conosco e promova mais bem-estar para quem você ama.

Aproveite para ler outros artigos como este em nosso blog:

Links úteis: terapia aba autismo; psicólogo em mogi das cruzes; psicólogo em suzano