você sabe o que é TDAH?
Publicado em 11 de maio de 2021

O que é TDAH? Entenda quais os sintomas e qual é o tratamento!

Você sabe o que é TDAH? Sua sigla significa Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tal transtorno consiste num distúrbio neurológico ocasionado por fatores genéticos, caracterizados por comportamentos de desatenção e hiperatividade. Além disso, 3% a 6% da população mundial sofre com esse transtorno. No artigo de hoje, a salz Clínica explica todos os sintomas, causas e tratamentos do TDAH. Continue a leitura!

O que é TDAH? Veja as causas, sintomas e tratamento!

Quando pensamos sobre o que é TDAH, também podemos nos referir a ele como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Esse distúrbio pode ser diagnosticado durante a infância, já que na fase adulta é provável que o portador apresente menos sintomas.

Vale ressaltar que o TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e não é considerado doença. Portanto, não tem cura. Porém, tem como os sintomas serem amenizados por meio de tratamento.

Causas

Existem muitos estudos científicos ao redor do mundo sobre o que é TDAH e quais são as causas que ocasionam esse distúrbio. Conclui-se que o TDAH afeta áreas do cérebro que são responsáveis por algumas atitudes comportamentais, como a capacidade de prestar atenção e manter o autocontrole. Veja as causas do TDAH:

  • hereditariedade: a criança pode ter uma predisposição a apresentar o TDAH devido a genes presentes nos pais ou familiares;
  • alterações cerebrais: alteração no cérebro do bebê devido a substâncias ingeridas na gravidez;
  • problemas familiares: história de negligência familiar, abuso psicológico e abandono parental podem contribuir para a evolução do TDAH.

Sintomas

Para entender o que é TDAH de maneira completa e avaliar um possível diagnóstico, separamos os sintomas mais comuns. Fique atento aos comportamentos do seu filho:

  • se distrai com facilidade;
  • não gosta de realizar atividades que exijam esforço mental, como tarefas escolares e diárias;
  • tem problemas de organização e prazos;
  • perde objetos com facilidade;
  • sensação de inquietude;
  • criança falante demais;
  • não consegue se manter parado/sentado por muito tempo;
  • gosta de correr ou subir nas coisas em ambientes e horários inapropriados.

Apesar desses serem os sintomas comuns, lembre-se que apenas um especialista pode oferecer um diagnóstico completo.

Tratamento

Já entendemos o que é TDAH e vimos que não tem cura. Portanto, o tratamento recomendado para conviver tranquilamente com esse distúrbio é chamado de método ABA.

Esse tratamento é multidisciplinar, combinado com profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, otorrinolaringologista, oftalmologista, entre outros, dependendo dos sintomas do paciente. Além disso, o tratamento é atrelado à indicação de medicamentos psicoestimulantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central da criança.

salz Clínica: referência no tratamento de TDAH!

Promova um atendimento especializado para seu filho. Somos uma clínica especializada na terapia ABA em SP. Contamos com os profissionais mais qualificados do mercado para proporcionar um atendimento humanizado para sua família.

Entre em contato conosco e cuide de quem você ama!

Gostou do conteúdo? Acompanhe outros temas semelhantes em nosso blog: