Vemos uma mãe tentando melhorar o atraso na fala da criança. Saiba quando levar ao fonoaudiólogo!
Publicado em 03 de agosto de 2021

Atraso na fala: veja quando levar seu filho ao fonoaudiólogo?

O atraso na fala em crianças se tornou mais frequente na pandemia. O isolamento social é um dos fortes motivos que causaram essa brusca mudança no desenvolvimento da primeira infância. Mas não é apenas a restrição do convívio com outras pessoas que afeta o avanço da linguagem infantil. Esse problema é mais antigo do que você pensa! Venha saber mais sobre ele neste artigo. Saiba quando buscar ajuda especializada!

Saiba como ocorre o desenvolvimento da linguagem em crianças

O desenvolvimento da linguagem não é linear, mas também não é um acontecimento. Ele vai progredindo ao longo dos anos, sendo dividido em duas partes:

  • linguagem receptiva — capacidade de compreender o que foi dito;
  • linguagem expressiva — capacidade de se expressar.

Ou seja, uma criança pode entender muito bem o que um adulto fala, mas não conseguir falar. O contrário não é muito comum.

É esperado que um bebê de 6 meses preste atenção nas pessoas e olhe-as nos olhos. Aos 9 meses, a criança balbucia, imita alguns sons que ouve e vocaliza algumas sílabas simples. Por volta de 1 ano, começa a combinar palavras simples e reproduzir onomatopeias. Ao longo dos meses seguintes, o vocabulário é expandido e repleto de novas palavras. Aos 2 anos, a criança é capaz de formar frases de duas a três palavras.

A linguagem segue sendo desenvolvida ao longo dos anos de forma gradativa. Aos 3 anos, é esperado que a criança seja compreendida por um adulto. Aos 5 anos, todos os fonemas já foram adquiridos pelo pequeno, que não deve apresentar nenhum tipo de dificuldade, troca ou atraso na fala.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

Agora que você já sabe como ocorre o desenvolvimento da linguagem, é preciso saber como identificar o atraso na fala do seu filho. Em primeiro lugar, vamos conhecer os principais fatores que podem ter motivado o surgimento deste problema:

Como saber se existe um atraso na fala do seu filho?

É possível observar que seu filho está com atraso na fala mediante alguns sinais bem perceptíveis. Antes de tudo, confira a tabela de desenvolvimento da linguagem e identifique quais ações seu filho está reproduzindo. Ele faz todos os estímulos receptivos e expressivos esperados na idade dele ou reproduz ações próprias de uma faixa etária inferior? Fique atento aos primeiros sinais de retardo na linguagem!

Quando é a hora certa de buscar uma ajuda especializada?

Caso identifique qualquer indício relacionado ao atraso na fala, leve a criança a um fonoaudiólogo para uma avaliação especializada. A partir de uma investigação clínica completa, é possível saber se existe realmente um retardo na linguagem infantil ou não.

Se houver um atraso na fala, o profissional indicará a intervenção mais adequada para o caso do paciente. Em algumas situações, apenas a orientação dos pais é o suficiente para estimular a linguagem do pequeno. Dessa forma, algumas tarefas podem ajudar, como ler livros, contar histórias, repetir palavras, ouvir músicas, etc.

Em casos mais críticos, a terapia é a única solução para tratar o atraso na fala! Em geral, o fonoaudiólogo trabalha em conjunto com outros profissionais da área médica, como pediatras, psicólogos e pedagogos.

Encontre o melhor fonoaudiólogo para o seu filho aqui!

Resolva o atraso na fala do seu filho conosco. Confie nos profissionais da salz Clínica para cuidar de quem você mais ama! Nossa clínica de psicologia em Mogi das Cruzes é uma das maiores referências em fonoaudiologia infantil. Oferecemos o melhor tratamento para as áreas de linguagem oral e escrita, vocal e auditiva. Nosso método de trabalho é aliado com outras especialidades, como psicomotricidade e psicopedagogia. Fale conosco e agende uma consulta hoje mesmo!

Este artigo lhe foi útil? No blog da salz Clínica você encontra outros conteúdos do seu interesse. Fique por dentro das novidades!