3 transtornos mentais agravados pela pandemia
Desde que a pandemia começou no Brasil, em março de 2020, passamos por 2 lockdowns e inúmeras inseguranças. Mas, além dos cuidados de higiene recomendados pelas instituições de saúde. Também é muito importante cuidar da saúde mental. Pensando nisso e como essa fase tem afetado as pessoas, a salz Clínica preparou esse artigo. Veja quais são os principais transtornos mentais agravados pela pandemia e como tratá-los!
Transtornos mentais x Pandemia
Até o final de março, dados oficiais mostraram mais de 661 mil mortes só no Brasil. E por causa da doença, e principalmente da falta de conhecimento sobre o vírus, nossa cabeça fica a mil.
A cada semana temos inseguranças e desconfianças. As vacinas vieram para dar uma nova esperança à população, mas ainda assim, ficou claro que a mente também precisa ser cuidada.
Além disso, diversas pessoas ainda tiveram que lidar com o luto de perder um ente querido para essa doença. Depois de tantas questões emocionais, a fase vem agravando, cada vez mais os transtornos mentais. Veja quais são os mais comuns e o que podemos fazer para diminuir seus sintomas.
Tipos de transtornos mentais mais comuns
1- Depressão
A depressão talvez seja um dos transtornos mentais mais comuns. Em primeiro lugar temos que deixar claro que depressão não é tristeza. A doença causa diversos sintomas como perda de apetite, falta de interesse social e insônia, por exemplo.
O transtorno pode levar a diversos problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa. Com a pandemia, algumas pessoas se viram sozinhas e com o passar dos dias a angústia da insegurança e incapacidade de resolver o problema mundial afetam ainda mais as mentes.
2- Compulsão alimentar
Por estarmos passando mais tempo em casa, o acesso a guloseimas já é facilitado. Além disso, a mudança brusca na rotina vem fazendo com que algumas pessoas “descontem” suas inseguranças na comida. O transtorno alimentar mais comum é a compulsão alimentar, relacionada ao sobrepeso e/ou à obesidade. Isso sem falar que a gordura em excesso é um dos fatores de risco para o agravamento da Covid-19.
3- Ansiedade
Em suma, a ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. Ela é caracterizada pela resposta exagerada nos nossos sentimentos como inquietação, agitação e preocupação, por exemplo.
É normal sentir-se ansioso em algumas situações, mas quando ela apresenta níveis irregulares e falta de controle pode afetar – de forma negativa – o funcionamento do organismo.
Como tratar transtornos mentais?
A melhor forma de tratar e fazer os sintomas diminuírem é com a ajuda de profissionais especializados. O acompanhamento com um psicólogo, por exemplo, pode ajudar com questões emocionais. E os resultados vão além da mente. É constatado que esse auxílio ajuda ainda com problemas fisiológicos, causados pelos transtornos como problemas estomacais e enxaquecas. Em casos específicos pode ser recomendado o uso de remédios para ajudar.
Além disso, outra ação importante é realizar exercícios físicas ou atividades que a pessoa gosta. Essa é uma ótima ação para cuidar da mente. Procure um hobbie e faça dele parte do seu tratamento. Caminhadas, yoga e esportes em equipe são ótimas opções. Essas atividades são fundamentais para manter uma capacidade neurológica saudável, mesmo com o avanço da idade.
A prática de uma vida mais saudável também tem influência pela sua alimentação. Portanto, cuide dela. Se preciso, procure ajuda de um especialista.
Deixe a salz Clínica te ajudar!
Nossa clínica oferece atendimento multidisciplinar e pode lhe ajudar a tratar os transtornos mentais, entre outras especialidades, temos psicólogos que realizam o atendimento presencial, online e home care. São mais de 19 anos dedicados à saúde.
Disponibilizamos acolhimento, e um atendimento humanizado e personalizado para lidar com as angústias provocadas pela pandemia e muito mais. Acesse nosso site e conheça todas as especialidades. E se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe!