Uma mulher sozinha, com sentimento de solidão, um dos sintomas da depressão. Identifique outros!
Publicado em 03 de agosto de 2021

11 sintomas da depressão que você precisa ficar atento

A depressão é uma doença mental que afeta vários aspectos da mente e do corpo. Em consequência, é capaz de causar uma grande devastação nas relações e capacidades dos indivíduos. Segundo o IBGE, 16,3 milhões de brasileiros sofrem com este distúrbio. Muitos associam a doença ao simples fato de estar triste mas não é apenas isso. Existem outros sintomas da depressão que grande parte da população não conhece — e reconhecê-los é o primeiro passo para o tratamento.

Neste artigo, a salz Clínica separou os principais sinais que indicam que você pode estar depressivo. Leia atentamente e busque ajuda profissional o quanto antes!

Quais são os principais sintomas da depressão?

A depressão é um distúrbio mental caracterizado pela alteração de humor que impede a pessoa de viver plenamente. É associada à mudança brusca do nível de energia física e mental e da sensibilidade ao prazer e à dor.

Os sintomas dividem-se entre psicológicos e físicos. Eles precisam durar, no mínimo, 2 semanas para que o diagnóstico de depressão seja comprovado. Confira os principais sinais desta doença e fique atento à sua saúde!

1- Tristeza mais intensa

Um dos principais sintomas da depressão é a tristeza mais intensa e de longa duração. Em outras palavras, uma sensação de infelicidade forte e constante, que dura por vários dias ou até semanas. Geralmente, este sentimento interfere no funcionamento das atividades diárias no âmbito social, profissional e acadêmico.

2- Diminuição do prazer

Atividades que antes eram prazerosas tornam-se desinteressantes aos olhos de quem sofre de depressão. A perda de interesse ou falta de vontade no trabalho, nos estudos ou em qualquer ocupação antes apreciada é comum dentro de um quadro depressivo.

3- Ansiedade

Em alguns casos, a depressão pode desencadear transtorno de ansiedade. As crises de medo e preocupação excessiva podem fazer parte do dia a dia de uma pessoa depressiva.

4- Pensamentos negativos

Os sintomas da depressão também estão associados a pensamentos negativos. Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte deste quadro.

5- Redução da concentração

A diminuição da velocidade de raciocínio está entre os sintomas da depressão. Isso porque pessoas deprimidas ficam com o pensamento mais lento e demoram mais para entender algo. Em muitos casos, elas se perdem em suas próprias falas e ideias. A sensação é de que existe uma neblina mental atrapalhando seus pensamentos.

6- Fadiga excessiva

Os sintomas da depressão também são muito marcantes no corpo humano. A principal alteração física é a redução da energia, acompanhada de constante fadiga e cansaço.

7- Alta sensibilidade

Pessoas depressivas são mais sensíveis à dor física. Existem muitos casos de dores crônicas que pioram ou começam no quadro depressivo.

8- Distúrbios de sono

A depressão também está relacionada a problemas crônicos de sono, seja pela falta ou excesso dele. Em quadros depressivos, a insônia (dificuldade para dormir) é comum, assim como a hipersonia (aumento da sonolência) e outros distúrbios do sono.

9- Alterações no apetite

Pessoas deprimidas também sofrem alterações na sua vontade de comer, tanto para mais quanto para menos. Alguns pacientes comem compulsivamente, enquanto outros perdem completamente o apetite. Desse modo, é comum que a perda ou ganho de peso estejam associados aos sintomas da depressão.

10- Insatisfação com relacionamento

A depressão também interfere nas relações sociais do indivíduo. As pessoas ficam mais insatisfeitas com seus relacionamentos, não valorizando e criticando em demasia.

11- Sentimento de solidão

Dentro do contexto social, a solidão também é um dos sintomas da depressão. Afinal, pessoas depressivas se sentem muito sozinhas e têm um sentimento de isolamento inexplicável. Apesar disso, elas não têm vontade ou forças para interagir, se afastando ainda mais das outras pessoas.

Busque o melhor tratamento e cuide de você!

A boa notícia é que a depressão tem cura e pode ser tratada com apoio profissional. O diagnóstico só pode ser feito após uma consulta médica, de preferência com psicólogo ou psiquiatra. O tratamento envolve a combinação de medicamentos antidepressivos e terapia cognitivo-comportamental (TCC). Para melhorar sua saúde mental, procure um especialista!

Está com sintomas da depressão? Agende uma consulta!

Você notou que está com algum dos sintomas da depressão? Então, venha para a salz Clínica e encontre psicólogos qualificados em São Paulo! Oferecemos atendimento psicológico presencial, online e home care.

Aqui, você tem acesso às melhores técnicas para tratar depressão e outros distúrbios mentais. Nosso método de trabalho é aliado com outras especialidades, como psicomotricidade e neuropsicologia. Fale conosco e agende uma consulta hoje mesmo!

Este artigo lhe foi útil? No blog da salz Clínica você encontra outros conteúdos do seu interesse. Confira:

Links úteis: terapia aba; clínica de psicologia mogi das cruzes