Transtornos alimentares em adolescentes!
Publicado em 23 de junho de 2022

Quais os principais transtornos alimentares em adolescentes?

A adolescência é um período cheio de altos e baixos. Distúrbios psicológicos tornam essa época algo muito mais difícil. Transtornos alimentares em adolescentes vêm crescendo no Brasil e no mundo. Por isso, entender as “bandeiras vermelhas” deles pode ajudar a percebê-los. E, principalmente, aprender a lidar com elas antes que seja tarde. Confira neste artigo!

O que causa transtornos alimentares em adolescentes?

Os transtornos alimentares em adolescentes são um problema multicausal. Então, eles podem vir das mais variadas fontes, desde a busca excessiva pelo corpo perfeito até distorção de proporcionalidade. A busca pelo corpo perfeito, por exemplo, vem pela referência. Seja ela pelas redes sociais, influenciadoras digitais ou mesmo pela referência entre os colegas de escola.

Somado às influências externas, existem outros transtornos que favorecem o desenvolvimento dos distúrbios alimentares. Ansiedade e depressão são alguns deles. Transtornos desse tipo foram favorecidos pela pandemia da COVID-19 e continuam a provocar pesadelos na rotina das pessoas.

Primeiramente, deve-se entender ser comum que o jovem modifique seu comportamento ao longo dos anos. Por conta disso, muitos transtornos alimentares em adolescentes são diminuídos, até que seja tarde demais. Porém, o número vem crescendo e preocupando autoridades internacionais.

A insatisfação com o corpo e a distorção da imagem no espelho são sintomas característicos que fomentam comportamentos negativos. Esses são perigosos à própria vida, por tentar atingir um padrão estético que não existe.

Quando questões relacionadas à imagem se tornam uma obsessão, o adolescente aborda exclusivamente sobre o assunto no cotidiano familiar. Nesse momento, é preciso ligar um “pisca alerta”, porque o transtorno alimentar pode estar avançando.

Outro agravante são os adolescentes já diagnosticados com transtornos mentais. Problemas alimentares em adolescentes são, assim, mais desafiadores quando se unem a outros tipos. Porque isso torna o tratamento mais difícil. Sintomas como baixa autoestima, culpa, culto excessivo ao corpo, entre outros, devem ser analisados com cuidado. Eles podem ser bandeiras vermelhas para problemas maiores.

Transtornos alimentares em adolescentes!

Quais os transtornos alimentares mais comuns em adolescentes?

Anorexia

Aqui há a necessidade de manter um peso abaixo do padrão, motivado por uma visão distorcida do corpo. Este é um dos transtornos mais perigosos porque pode fragilizar o metabolismo. Desse modo, a anorexia pode provocar alterações cardíacas, aumento do colesterol, alto risco de hipotensão, entre outros casos.

Compulsão alimentar

Neste caso, há ingestão de grande quantidade de alimentos de uma vez e com frequência. Essa ingestão ocorre mesmo sem a presença de fome. A pessoa perde o controle sobre o que está ingerindo e em qual quantidade. Assim, a compulsão alimentar pode levar a aumento de peso significativo, e colaborar para outros problemas, como baixa autoestima e ansiedade.

Bulimia

Pessoas com esse distúrbio consomem uma quantidade excessiva de comida. Assim, essa ação é seguida por medidas para perder peso, como a indução ao vômito. Os vômitos ocorrem em 80% dos casos, porém, há outros mecanismos compensatórios, como o uso de diuréticos, laxantes, jejuns e muito exercício físico.

Tare (Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo)

Este é um transtorno mais comum em crianças e se caracteriza por não comer certo grupo de alimentos. Desse modo, ele causa forte restrição alimentar.

Procure a salz Clínica!

Transtornos alimentares em adolescentes são problemas sérios, que não têm tratamento padrão, por isso se deve contar com o acompanhamento apropriado! Conte com a salz Clínica! Em quase 20 anos de mercado, já atendemos mais de 5 mil pacientes.

Somos uma rede de clínicas de atendimento em saúde especializada. Temos como foco garantir um tratamento qualificado e personalizado. Contamos com um tratamento psicológico que busca oferecer segurança e comodidade. São mais de 400 profissionais especializados em nossas 9 unidades em SP. Entre em contato conosco e conheça melhor nossas especialidades e o que podemos fazer por você e sua família!