curiosidades sobre autismo
Publicado em 05 de fevereiro de 2021

6 curiosidades sobre autismo que você precisa saber!

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nome científico do autismo, caracteriza-se como uma síndrome que causa déficit na comunicação, socialização e comportamento. Os principais sintomas surgem ainda na primeira infância e se resumem à dificuldade de interagir socialmente, pouco contato visual, alterações comportamentais, etc. Nós da salz Clínica sabemos que este assunto é de extrema importância para a sociedade como um todo. Por isso, separamos algumas curiosidades sobre autismo para que você saiba mais sobre o assunto. Confira!

Fique atento! Confira as 6 principais curiosidades sobre autismo

1) O autismo já foi considerado uma forma de esquizofrenia infantil

O termo autismo foi citado pela primeira vez em 1911 por Eugen Bleuler, psiquiatra suíço. No seu entendimento, o distúrbio tratava-se de uma versão clínica mais severa da esquizofrenia.
Em 1943, outro psiquiatra, chamado Leo Kanner, escreveu sobre crianças que tinham uma “extrema solidão autista e desejo ansiosamente obsessivo pela manutenção da mesmice”. Para o especialista, essas crianças eram mais inteligentes e tinham uma memória extraordinária.

Por conta desta perspectiva, quando o segundo DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) foi publicado no ano de 1952, o autismo foi definido como condição psiquiátrica. Em outras palavras, era uma forma de esquizofrenia marcada por um distanciamento da realidade.

Essa definição de autismo foi mudando ao longo dos anos, até chegar à definição que temos hoje no DSM-5.

2) Acreditava-se que a causa do autismo era o relacionamento com a mãe

Nas décadas de 50 e 60, o mau relacionamento entre mãe e filho era considerado uma das causas do autismo. Por exemplo: quando a mãe era emocionalmente afastada da criança e/ou quando tinha uma relação fria com ela. Esse conceito foi chamado de teoria da mãe geladeira.

Essa ideia foi derrubada entre os anos 60 e 70 devido a várias pesquisas científicas, que começaram a apontar as causas biológicas e genéticas para o distúrbio.

3) A idade avançada dos pais aumenta risco de autismo

A relação entre a idade dos pais e o surgimento do transtorno é uma das curiosidades sobre autismo que você precisa saber. Quanto mais avançada é a idade dos pais da criança, maior é o risco do bebê nascer com autismo. O mesmo ocorre quando a diferença de idade entre os pais é muito grande.

Por exemplo: homens com mais de 50 anos têm uma chance 66% maior de ter um bebê com autismo do que homens na faixa dos 20 anos. Por outro lado, mulheres com mais de 40 anos têm uma chance 15% maior de ter filhos com TEA do que mães mais jovens.

4) Boa parcela das crianças autistas têm deficit de inteligência

Uma das curiosidades sobre autismo é em relação ao deficit de inteligência infantil. Veja alguns números em relação ao QI de crianças autistas:

  • 31% possuem QI abaixo de 70;
  • 25% são consideradas limítrofes, ou seja, possuem QI entre 71 e 85;
  • 44% têm o QI na média (86) ou acima da média.

5) O termo autismo tem origem grega

Temos certeza que esta é uma das curiosidades sobre autismo que você não sabia, certo? “Autós”, do grego, significa “de si mesmo”. Sendo assim, a palavra autismo significa sozinho, por si só.
Essa é a reflexão da maneira que a sociedade enxerga os autistas: envolvidos em seus pensamentos e desconectados do mundo externo.

6) O Transtorno do Espectro Autista não é degenerativo

O autismo não é uma condição que piora com o passar dos anos, como o Alzheimer ou Parkinson. Pelo contrário, indivíduos no espectro autista podem melhorar ao longo do tempo. Especialmente se eles tiverem a chance de passar por intervenção com profissionais especializados e acesso à educação inclusiva.

salz Clínica: referência para o tratamento de autismo!

Está procurando uma clínica confiável para o tratamento de autismo? Venha conhecer a salz Clínica! Nossos profissionais são especializados no método de terapia ABA, ideal para autistas e pessoas com síndrome de Down. Estamos há mais de 17 anos cuidando das pessoas com amor e zelo. Encontre nossos psicólogos em Suzano, Arujá e Mogi das Cruzes. Entre em contato conosco e nos faça uma visita!

Gostou deste artigo? Continue lendo em nosso blog: