Mulher estressada no trabalho pensando nas técnicas para combater o estresse
Publicado em 31 de maio de 2021

Descubra 6 técnicas para combater o estresse no trabalho

Você sabia que 30% da população de São Paulo sofre com alguma perturbação mental? Esse número alarmante é decorrente de muitos fatores, mas um dos principais é o ambiente de trabalho. Lidar com a pressão profissional e social é um grande gatilho para o desequilíbrio no organismo, levando a picos de estresse excessivos. Se você está sofrendo com alterações físicas e emocionais por conta do seu emprego, continue lendo este artigo. Nós da salz Clínica separamos as melhores técnicas para combater o estresse no trabalho. Confira!

Quais são os sintomas de estresse no trabalho?

O estresse é um conjunto de reações mentais ou físicas do organismo diante de eventos da vida. Por exemplo: situações traumáticas, como assédio moral no trabalho.

Em longo prazo, o estresse pode causar tensões nas relações empresariais, acidentes de trabalho, baixa produtividade e problemas de saúde. As principais doenças causadas pelo estresse são ansiedade, depressão, infecções, úlceras, crises de pânico, etc.

Geralmente, os sintomas de estresse no trabalho são:

  • dor de cabeça;
  • procrastinação;
  • desgaste constante;
  • insônia;
  • alteração de humor;
  • irritação;
  • cansaço;
  • dores musculares e articulares;
  • sensação de incapacidade;
  • problemas de atenção;
  • preocupações excessivas.

Se você tem sentido esses sintomas com frequência, não perca tempo! Procure um psicólogo imediatamente para descarregar suas emoções e controlar o estresse.

Confira 6 técnicas para combater o estresse no trabalho

Agora que você já conhece os principais sintomas do estresse no trabalho, separamos algumas técnicas para combater este mal. O chamado estresse ocupacional pode ser evitado ao mudar hábitos considerados estressantes para você. Na sequência, veja as nossas estratégias para te ajudar a manter o equilíbrio!

1- Seja realista e aceite o que não se pode mudar

Uma das formas de evitar o estresse ocupacional é aceitar os problemas que vêm até você. Não pense em como a situação seria diferente baseado no achismo do “e se”. Certas coisas não dependem de nós!

Ao invés de se martirizar quando algo não sai do jeito que você espera, estabeleça objetivos concretos para mudar a circunstância daqui para frente.

2- Evite situações estressantes

Uma das melhores técnicas para combater o estresse no trabalho é reconhecer quais situações aumentam seu nervosismo e, se possível, evitá-las! Caso não tenha como escapar da fadiga, prepare-se antecipadamente para os instantes de tensão. Respire profundamente, pense em coisas alegres e viva o momento sem pensar no futuro. Não dê importância àquilo que não merece!

3- Durma bem

Dormir é uma das mais eficientes técnicas para combater o estresse. Durante o sono, o corpo produz substâncias que fortalecem o sistema imunológico e garantem o relaxamento. Busque um lugar silencioso, confortável e com iluminação adequada para repousar.

Além da qualidade, foque na duração do seu sono: adultos de 18 a 64 anos devem dormir de 7 a 9 horas por noite. Esvazie sua cabeça e durma bem!

4- Respire fundo

Controlar a respiração é uma das técnicas para combater o estresse que pode ser feita em qualquer lugar. Quando você sentir que está nervoso, inspire fundo e expire com o dobro do tempo. Por exemplo: se você inspirar por três segundos, expire por seis.

Essa técnica chama-se respiração prolongada, sendo muito eficiente para acalmar a mente e aliviar a ansiedade em momentos de tensão.

5- Delegue prioridades

A pressão do ambiente de trabalho pode causar esgotamento e a sensação de que você está sobrecarregado. Para tirar esse “peso” das suas costas, aprenda a dividir seus afazeres e faça uma tarefa de cada vez.

Uma boa dica é delegar tarefas para cada compromisso, de acordo com seu nível de prioridade. Para controlar o desempenho das suas obrigações, use uma agenda, caderno ou aplicativo. Organize-se!

6- Faça terapia

A melhor solução para tratar seu estresse ocupacional é recorrer à terapia. O objetivo é aliviar os sintomas do estresse, identificando seus causadores e desenvolvendo estratégias para que eles não afetem seu emocional.

O acompanhamento psicológico pode te ajudar a se conhecer melhor e a controlar suas emoções diante de situações adversas. Todo mundo precisa de terapia!

Alivie o estresse ocupacional com a ajuda da salz Clínica!

Deseja uma ajuda profissional para colocar em prática as técnicas para combater o estresse no trabalho? Conte com a expertise da salz Clínica, a sua clínica de psicologia em Suzano, Mogi das Cruzes e Arujá. Oferecemos soluções para psicologia empresarial e atendimento psicológico não apenas presencialmente, mas também nos modelos online e home care.

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