Você já ouviu falar da Síndrome de Savant?
Já imaginou conseguir resolver cálculos matemáticos de cabeça ou conseguir tocar uma música no violino que só ouviu uma vez? Parece coisa de gênio, provavelmente. Porém, isso acontece para aqueles que têm a Síndrome de Savant. Essa síndrome é, muitas vezes, associada ao autismo, já que uma em cada dez pessoas no espectro tem tais habilidades notáveis. Porém, a Síndrome de Savant possa ocorrer em outras síndromes do desenvolvimento ou outras situações. Ficou curioso? Confira mais do assunto neste artigo da salz Clínica!
O que é a Síndrome de Savant?
A Síndrome de Savant é um distúrbio psíquico considerado raro. Ele faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais conhecidas também como “ilhas de genialidade” e “prodígios”. Esses talentos estão sempre ligados a uma memória acima da média.
Como dito anteriormente, essa síndrome pode aparecer com distúrbios de desenvolvimento infantil, mas o “savantismo” também pode ser “adquirido” na idade adulta. Isso acontece por meio de traumas cerebrais, meningite, ataques de epilepsia ou derrame cerebral. Essas situações podem atingir alguns indivíduos de maneira diferente e fazê-los desenvolver savantismo.
“Savant” é uma palavra de origem francesa que significa “sábio”, por isso ela também é chamada de “a síndrome do sábio”. Apesar de pouco conhecida, ela já aparece em literatura científica desde meados do século 18.
No entanto, foi em 1887 que ela se popularizou, graças ao médico John Langdon Down (conhecido até então por ter identificado a síndrome de Down). Ele descobriu 10 pessoas com a Síndrome de Savant, e a partir daí foi ficando mais conhecido por outros do ramo da medicina.
Porém, até hoje não há certeza sobre o que causa essa síndrome. Em casos de traumas, por exemplo, as hipóteses apontam que: após o dano em determinada região do cérebro, geralmente no hemisfério esquerdo, há ativação de outra região cerebral, com aparecimento de capacidades adormecidas.
Isso ocorre por um processo de desinibição de habilidades previamente armazenadas. Aqueles que desenvolvem essa síndrome desde a infância, portanto, teriam essa ativação desde o seu início de formação. Porém, reitera-se que não há ainda garantias das causas da síndrome de Savant.
Quais as complicações para quem desenvolve a Síndrome de Savant?
Aqueles que possuem a Savant desenvolvem uma memória impressionante. No entanto, sua capacidade de absorver e entender aquilo que memorizam é muito baixa. Isso acaba levando essas pessoas a desenvolverem problemas de aprendizagem e comunicação ao longo do tempo.
Assim, eles manifestam dificuldades em outras áreas que não as em que apresentam talento. A pessoa que tem Síndrome de Savant pode ficar muito focada no seu talento e diminuir o interesse em atividades básicas. Elas podem envolver fazer e manter amizades, organizar a vida doméstica, entre outras.
Por conta disso, essa síndrome é muitas vezes confundida com Síndrome de Asperger, mas as duas são bem diferentes. Apesar de parecer sintomas familiares, quem possui Asperger têm interesses restritos em determinados assuntos. Desse modo, estudam e focam a atenção nesse assunto e acabam dominando o mesmo.
Já os savantinos não precisam estudar para dominar certo tema. Eles conseguem memorizar todos, mas a qualidade de absorção e entendimento é que depende do interesse pelo assunto.
Não existe nenhum tratamento específico para a Síndrome de Savant. Como essa condição está associada a outros déficits, o ideal é adotar a terapia para minimizar essas dificuldades e aumentar outras habilidades.
Conte com a salz Clínica!
Gostou de conhecer mais sobre a Síndrome de Savant? Agora, que tal contar com o acompanhamento e tratamento apropriado para sua situação? Venha para a salz Clínica!
Somos uma rede de clínicas de atendimento em saúde especializada em SP. Contamos com mais de 400 profissionais e diversas especialidades multidisciplinares em tratamentos especializados para crianças, como a Ciência ABA. Oferecemos ainda o melhor em atendimento psicológico.
Entre em contato conosco veja o que podemos fazer por você e por quem ama!