Com a pandemia de Coronavírus, questões envolvendo transtornos mentais e problemas psicológicos ganhou novo incentivo. A quarentena, as inconstâncias, o aumento da pressão e da carga de trabalho trouxeram fraturas ao psicológico. Muitos transtornos mentais ganharam mais visibilidade, enquanto outros ganharam reconhecimento de sua capacidade destrutiva, nesse período. É o caso da síndrome de burnout. Confira mais sobre o assunto neste artigo!
Burnout é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como “queimar por completo” ou “esgotar”. Neste caso, o termo se refere a um desgaste emocional e físico que a pessoa sofre. Esse distúrbio foi diagnosticado pelo médico psicólogo alemão Herbert Freudenberger, que observou a síndrome em si mesmo em 1974.
O burnout está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
A síndrome de burnout, desse modo, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema e está relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa síndrome também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as áreas da vida de um indivíduo.
Ela é o resultado direto do acúmulo de estresse, de tensão emocional e de trabalho. Por isso, ela é muito comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, publicitários e professores.
Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em um princípio de depressão profunda, que leva o indivíduo a perder interesse pelo que amava. Além de gerar uma constante sensação de vazio.
Os sintomas da síndrome de burnout podem aparecer aos poucos, como:
Por ter alguns sintomas similares, a síndrome de burnout é muitas vezes confundida com outro transtorno, a depressão. Porém, o burnout é causado mais por questões de trabalho, enquanto que a depressão advém de situações diversas. Além disso, a depressão é um quadro mais avançado da síndrome de burnout, assim como o é para outros transtornos.
No geral, o burnout requer terapia. O tratamento da síndrome de burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos. Isso depende de cada caso e deve ser feito com profissionais especializados, que tragam segurança ao indivíduo.
A salz Clínica é uma rede de clínicas de atendimento em saúde especializada com 9 unidades em SP. Temos como foco garantir um tratamento qualificado e personalizado. Contamos ainda com mais de 400 profissionais especializados, podendo oferecer o melhor em atendimento psicológico. Se você é um gestor que se preocupa com a saúde de seus funcionários, também contamos com uma ótima equipe para psicologia empresarial. Entre em contato conosco e conheça melhor nossas especialidades e o que podemos fazer por você e sua família!
O primeiro contato com uma clínica costuma envolver dúvidas, medos e expectativas. Por isso, o…
Se a escola ou o pediatra sugeriu uma avaliação neuropsicológica infantil para o seu filho,…
Provavelmente você já ouviu falar da sessão de terapia ABA, mas pode ter dúvidas sobre…
Você sabia que a consistência é um alicerce na terapia ABA para crianças autistas? De…
A Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis), é uma terapia baseada em…
Você sabia que aquela doce tentação no seu prato pode ser uma ameaça disfarçada? Pesquisas…