O que é a síndrome de burnout e como ela afeta sua vida?
Com a pandemia de Coronavírus, questões envolvendo transtornos mentais e problemas psicológicos ganhou novo incentivo. A quarentena, as inconstâncias, o aumento da pressão e da carga de trabalho trouxeram fraturas ao psicológico. Muitos transtornos mentais ganharam mais visibilidade, enquanto outros ganharam reconhecimento de sua capacidade destrutiva, nesse período. É o caso da síndrome de burnout. Confira mais sobre o assunto neste artigo!
O que é a síndrome de burnout?
Burnout é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como “queimar por completo” ou “esgotar”. Neste caso, o termo se refere a um desgaste emocional e físico que a pessoa sofre. Esse distúrbio foi diagnosticado pelo médico psicólogo alemão Herbert Freudenberger, que observou a síndrome em si mesmo em 1974.
O burnout está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
A síndrome de burnout, desse modo, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema e está relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa síndrome também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as áreas da vida de um indivíduo.
Ela é o resultado direto do acúmulo de estresse, de tensão emocional e de trabalho. Por isso, ela é muito comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, publicitários e professores.
Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em um princípio de depressão profunda, que leva o indivíduo a perder interesse pelo que amava. Além de gerar uma constante sensação de vazio.
Quais os principais sintomas da síndrome de burnout?
Os sintomas da síndrome de burnout podem aparecer aos poucos, como:
- cansaço mental e físico excessivos;
- insônia;
- dificuldade de concentração;
- perda de apetite;
- irritabilidade;
- agressividade;
- lapsos de memória;
- baixa autoestima;
- desânimo e apatia;
- dores de cabeça e no corpo;
- negatividade constante;
- sentimentos de derrota, de fracasso e de insegurança;
- isolamento social;
- pressão alta;
- tristeza excessiva.
Por ter alguns sintomas similares, a síndrome de burnout é muitas vezes confundida com outro transtorno, a depressão. Porém, o burnout é causado mais por questões de trabalho, enquanto que a depressão advém de situações diversas. Além disso, a depressão é um quadro mais avançado da síndrome de burnout, assim como o é para outros transtornos.
Como é possível tratar essa síndrome?
No geral, o burnout requer terapia. O tratamento da síndrome de burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos. Isso depende de cada caso e deve ser feito com profissionais especializados, que tragam segurança ao indivíduo.
A salz Clínica é uma rede de clínicas de atendimento em saúde especializada com 9 unidades em SP. Temos como foco garantir um tratamento qualificado e personalizado. Contamos ainda com mais de 400 profissionais especializados, podendo oferecer o melhor em atendimento psicológico. Se você é um gestor que se preocupa com a saúde de seus funcionários, também contamos com uma ótima equipe para psicologia empresarial. Entre em contato conosco e conheça melhor nossas especialidades e o que podemos fazer por você e sua família!