Veja os maiores desafios que as mães de crianças autistas enfrentam!

Você já parou para refletir sobre os problemas e preconceitos enfrentados por mães de crianças autistas? Esses desafios se iniciam desde do primeiro momento de descoberta do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao mesmo tempo, se dividem em compartilhar pequenas vitórias durante o tratamento da criança. Se identificou? Aproveitamos o mês das mães para homenagear e dividir as adversidades que as mães de crianças autistas enfrentam diariamente. Prossiga a leitura!

4 desafios enfrentados por mães de crianças autistas

1- Ausência dos pais

Muitas mães precisam lidar com a ausência e abandono dos progenitores após o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Isso porque muitos homens não conseguem lidar com as pressões e responsabilidades que o autismo exige. Nesse sentido, as mães solo enfrentam inúmeras dificuldades: financeiras, sociais, na educação da criança, além de pouco apoio de programas sociais e terapias para o desenvolvimento.

2- Preconceito com familiares

Outro desafio que as mães de crianças autistas enfrentam é o tratamento diferenciando do filho no âmbito familiar. Em outras palavras, muitas pessoas que desconhecem o transtorno tratam a criança como se fosse “coitadinho” ou como se o autismo fosse contagioso. Estes comportamentos contribuem para que o autista fique introspectivo, dificultando ainda mais a socialização.

3- Dificuldades na escola

Uma das características do autismo é o déficit de inteligência. Pensando nessa problemática, as mães de crianças autistas se sentem divididas durante a escolha de instituições de ensino para seu filho. Afinal, é melhor optar por uma escola regular ou especializada? Em ambas as opções, é preciso avaliar a integração, docência, psicopedagogia e paciência em ensinar crianças que apresentam dificuldades no aprendizado.

4- Rotina

As mães de crianças autistas também sofrem com a adaptação da rotina dos filhos. Isso auxiliará na vida adulta do portador do autismo. Pelo fato das crianças serem muitos visuais, um quadro de horário ajudará na noção de tempo e de afazeres. Muitas mães de crianças autistas também se sentiram perdidas no período de quarentena e notaram suas crianças mais agitadas e inquietas devido à mudança brusca na rotina. 

Como é realizado o tratamento de crianças autistas?

O método ABA consiste numa terapia comportamental voltada para o desenvolvimento, autonomia e aumento de alguma capacidade da criança. Esse tratamento é indicado para portadores do autismo.

salz Clínica: seu local de acolhimento em SP

Em forma de homenagem, nós criamos um vídeo onde as mães de algumas de nossas crianças contam suas vivências e experiências. Veja agora mesmo, na íntegra.

A salz Clínica é um ambiente acolhedor, com tratamento humanizado e a solução que as mães de crianças autistas procuram. Contamos com profissionais qualificados para desenvolver a terapia ABA. Há mais de 17 anos cuidando com carinho e dedicação das pessoas na grande SP. Entre em contato conosco e faça-nos uma visita!

Aproveite e continue lendo conteúdos importantes no blog da salz Clínica!

Compartilhe

Artigos recentes

Os impactos negativos de quebrar a rotina na terapia ABA. Entenda o porquê e saiba como evitá-los para não prejudicar seu filho autista.

Você sabia que a consistência é um alicerce na terapia ABA para crianças autistas? De…

4 meses atrás

Sessões de ABA: atrasos podem prejudicar o tratamento do seu filho.

A Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis), é uma terapia baseada em…

5 meses atrás

Açúcar: a droga legal que impacta negativamente o seu bem-estar físico e emocional.

Você sabia que aquela doce tentação no seu prato pode ser uma ameaça disfarçada? Pesquisas…

5 meses atrás

Crianças superdotadas: estratégias parentais para o super aprendizado

Acredite ou não, 65% do rendimento dessas crianças está ligado à influência parental, de acordo…

6 meses atrás

Anedonia, o terror mais comentado na psicologia atual. Você sabe os perigos que essa doença esconde?

Vocês já ouviram falar em anedonia? Este termo, cada vez mais presente nas discussões de…

6 meses atrás

Atenção aos sinais: entenda quando seu filho precisa de um psicólogo.

Às vezes, como pais, podemos passar por momentos desafiadores ao percebermos que nossos filhos estão…

7 meses atrás